150 anos da batalha de Gettysburg.

Batalha de Gettysburg.

Hoje, dia 1 de Julho, é relembrada a batalha de Gettysburg ocorrida a 150 anos atrás.

A batalha de Gettysburg (1-3 de julho de 1863) foi a batalha que é considerada por muitos a maior batalha da Guerra Civil Americana (1861-1865). E também foi a batalha decisiva para ambos os lados, tanto para os confederados (CSA) quanto para a União (USA). Se os confederados tivessem vencido a batalha, teriam ganhado a guerra. O general que os comandou foi Robert E. Lee, general de muitas batalhas e medalhas, e altamente conceituado, tanto por seus inimigos quanto por seus aliados.

Robert E. Lee havia travado diversas batalhas anteriores na Guerra Civil, e obtendo vitória em todas ou quase todas (infelizmente, eu ainda não tenho essa informação com precisão). Gettysburg é uma cidade do estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Gettysburg era decisivo para Lee, pois com essa vitória, a União sofreria uma derrota irrecuperável, e isso resultaria numa quase certa derrota na guerra inteira.

A união já havia acumulado uma série de derrotas em outros lugares, tais como em Chancellorsville, em maio daquele ano. Por essas derrotas, o exército da União estava com sua moral abalada, sem ver muitas esperanças pela frente, mas eles não tinham outra opção a não ser a única coisa que lhes restara: lutar.

A batalha durou 3 dias, sendo que os 2 primeiros dias foram de vitória parcial dos confederados. O jogo começou a virar no 2° dia quando um famoso regimento chamado “20th do Maine” tomou uma importante posição que resultou no inicio do fim para os confederados nessa batalha. No 3° dia, a união havia causado baixas tão grandes aos confederados e, aproveitando os erros estratégicos dos generais confederados, infringiram uma humilhante derrota a eles.

Com a derrota, os confederados perderam todo o apoio das potências europeias e o mito da invencibilidade de tática de Lee ruiu. Depois disso, a campanha de guerra dos confederados ruiu e não se reergueram nunca mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Pr. Daniel Batista - Igreja Cenáculo da Fé

Maranata!! Ora vem Senhor Jesus!!

Francisco Miranda - BLOG

História...Sem a Máscara Ideológica!

.

Meu blog pessoal. Fatos históricos, cotidiano, reflexões, curiosidades e fé cristã.

Julio Severo

Meu blog pessoal. Fatos históricos, cotidiano, reflexões, curiosidades e fé cristã.

%d blogueiros gostam disto: