4 de Julho: Dia da independência dos EUA.

Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.

Hoje, 4 de julho, é comemorado o 237° ano da independência dos Estados Unidos da América. Um país que exportou sua cultura e filosofia para muitos lugares no mundo e que, inclusive, serviu de exemplo e estímulo para os outros países do continente americano que vieram a ser independentes mais tarde, inclusive o Brasil.

Antecedentes: 

Treze anos antes, em 1763, a Inglaterra havia instituído uma série de impostos e políticos que não apenas prejudicava o comércio e o crescimento econômico nas colônias, mas – sem representação no Parlamento – também violava os direitos americanos como súditos da Coroa.

Entre os anos de 1772 e 1774, foram criadas coisas como o primeiro congresso colonial e um manifesto que indicavam as Leis Intoleráveis, manifesto que apresentavam as leis injustas impostas pela coroa britânica.

A guerra da Independência:

A guerra da independência em si começou em 1775. Um ano depois, as 13 colônias concordaram em assinar a proclamação da independência dos EUA.

Carta de proclamação da independência. Atualmente ela está exposta no museu nacional em Washington.

A guerra duraria por mais 7 anos. Em 1781, o recente país proclamou sua vitória contra a Inglaterra e em 1783 aconteceu o Tratado de Paris, onde o mundo e a Inglaterra tiveram de reconhecer os EUA como nação independente.

Os resultados:

Assim como toda independência proclamada entre os séculos XVIII e XIX, fora inevitável que sangue fosse derramado. Estima-se que do lado americano (e aliados), 25 mil vidas foram perdidas em 8 anos de conflito, já do lado Inglês, 20 mil vidas foram perdidas. Esta vitória também teve influência da pregação cristã de homens como Jonathan Edwars.

Em questões militares, esta foi uma derrota humilhante para a coroa Inglesa. Fora tão devastadora moralmente que eles jamais se recuperaram dessa derrota. A Inglaterra continuaria a ser a maior potência do mundo por mais de 100 anos ainda, mas a perca do seu primeiro território na América serviram de esperança para outras revoluções que viriam a ocorrer contra a coroa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Pr. Daniel Batista - Igreja Cenáculo da Fé

Maranata!! Ora vem Senhor Jesus!!

Francisco Miranda - BLOG

História...Sem a Máscara Ideológica!

.

Meu blog pessoal. Fatos históricos, cotidiano, reflexões, curiosidades e fé cristã.

Julio Severo

Meu blog pessoal. Fatos históricos, cotidiano, reflexões, curiosidades e fé cristã.

%d blogueiros gostam disto: